sexta-feira, 1 de abril de 2011

As rainhas não se medem aos palmos

Apresento-lhes uma rainha bem gorda e com riscas cor de laranja bem marcadas, eu nunca tinha visto nenhuma onde se notassem assim tanto as riscas, mas que na realidade não põe! Ou até poderá pôr mas apenas ovos não fecundados. Os que pude observar pareciam-me de abelha já que se viam vários por célula.




São as fotos possíveis num dia de muito vento e pouco tempo,
o acrílico também não ajuda pois é muito reflector...

É provavelmente o resultado de uma má fecundação neste caso talvez por ser já tardia e existirem poucos zangãos nessa altura, para além do tempo que já não permitiu grandes vôos.
Trata-se de um enxame que acidentalmente orfanizei em Setembro de 2010 e de que falei em http://abelhapreguicosa.blogspot.com/2010/09/fragil-manusear-com-cuidado.html, e cuja nova rainha rainha fez os vôos (seria vôos ou vôo??) de fecundação em Outubro.
No inicio lembro-me de ainda ter visto postura desta rainha, ou pelo menos assim julguei, mas deve ter sido sol de pouca dura...
Acolmeiaquemaismelmedeunoanopassadoreduzidaaisto!
Tenho
penaporqueerammuito mansas, mesmo em alturas em que o enxame tinha muita população...

4 comentários:

  1. Olá Ricardo

    Para a recuperação "sexual" dessa rainha tão bonita não me ocorre nada...
    mas para uma melhor definição das fotografias, talvez um filtro anti-reflexo... :-)

    abraços
    Pifano

    ResponderEliminar
  2. Acho que é irrecuperável!
    mas talvez ainda possa ter alguma utilidade...

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    As fotografias estão para o lado do "turvo", com o reflexo, mas a raínha parece muito nova, "peluda" e tudo. Será que é a mesma que nasceu em Outubro? Ou será que já criaram outra, que agora inicia a postura? Digo isto porque tenho encontrado com muita frequência postura aparentemente de obreiras (irregular e com muitos ovos por alvéolo e ovos não fecundados), no início da postura de novas raínhas, que ao fim de uns quinze dias normaliza.
    Um abraço.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  4. Olá Abelhasah!
    Por acaso no ano passado também me aconteceu num núcleo, com uma outra rainha acabada de fecundar, existirem mais do que um ovo por célula! Passado algum tempo é que verifiquei que devia ser postura de rainha e não de abelha poedeira, pois a rainha afinal estava a por e bem!
    Mas o caso da rainha desta mensagem, como já o acompanho há algum tempo, não me parece mesmo que seja postura da rainha...
    Há também o problema de que as poucas abelhas que estão no quadro serem velhas e estarem provavelmente esgotadas do inverno, e pergunto-me se, estando a rainha em boas condições, será que estas abelhas conseguiriam alimentar a criação?
    Já me lembrei de fazer um enxame só de abelhas muito novas e dar-lhes esta rainha mas tenho medo que seja perda de tempo... será?

    Um abraço
    Ricardo

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.