sábado, 18 de setembro de 2010

Frágil: Manusear com cuidado!

A vida tem formas engraçadas de nos ensinar...
Andava eu preocupado com a saúde de um vespeiro e respectivos vespões que habitam a cerca de 400m das minhas colmeias, chegando ao ponto de ter decidido não os eliminar, quando acabo de descobrir que tenho lá uma colmeia com celulas reais e sem rainha, essa sim eliminada, muito provavelmente por acção minha na anterior inspecção!
Ando a poupar nos vespões e a matar rainhas e qualquer dia em vez de colmeias tenho só vespeiros... Mas ao menos esses, que eu saiba, não têm varroa, só é pena não terem mel!

Faço uma grande "feira" quando abro uma colmeia para a ver mais a fundo...
Não sei se é procedimento correcto ter assim os quadros e alças espalhados, e estar a gastar tempo a tirar fotografias, nunca me ensinaram, mas sei que não me atrevo a fazer isto à tarde senão o resultado é só tentativas de pilhagem e lutas à entrada da colmeia...

Não sou criminologista forense nem nunca espetei um termómetro no fígado da abelha para saber a hora da morte, mas pelas larvas mais novas ainda presentes eu diria que a data do provável desaparecimento da rainha e consequente término de postura, foi há 6, 7 dias atrás, o que corresponde a data em que eu abri esta colmeia pela ultima vez!
Há 7 dias atrás lembro-me de ter encontrado a rainha, sempre nos últimos quadros o que dá a ideia que foge de mim até não poder mais, e se calhar por causa de tamanha esposição de quadros e alças espalhados pelo terreno, acabei por me atrapalhar com ela deixando-a cair sem ver onde.
Ainda procurei mas não encontrei, e agora o que me questiono é se ela não terá caído fora da colmeia!?!

A dificuldade agora é existirem zangãos para fecundar a rainha. Tenho visto ainda alguns, principalmente nas colmeias que me parece que gostam mais de fazer zangãos, mas daqui a umas semanas será que ainda cá andam?
Decidi esperar para ver.
E talvez alimentar essas colmeias que me parece que aguentam zangãos até mais tarde, na esperança de que não os expulsem tão cedo...

5 comentários:

  1. Dá-lhe umas "injecções" de mel e pólen, mistura liquefeita, talvez ajude. De qq forma se estiver muito fraca nesta altura... não será fácil.
    Como encontraste o ninho de vespões a essa distância?

    Abraço
    Pifano

    ResponderEliminar
  2. Olá Joaquim!
    O vespeiro se calhar até está mais perto que 400 metros, e está instalado numa macieira.
    Encontrei-o por acaso porque ia apanhar as maças e vi os vespões a entrar e sair do tronco!
    Mas desconfio que não é o único por ali...
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Amigo:
    É sempre complicado ter uma colónia órfã
    Quanto ao vespeiro, era um balde de agua quente, até a macieira agradecia :))

    abraço
    Ferradela

    ResponderEliminar
  4. Olá Ricardo,

    Também tenho desses meninos perto das minhas abelhas. Tenho igualmente o mesmo problema que voce em relação às mestras. Numa das colmeias,ontem, detectei um enorme mestreiro celado e como a ultima vez que lhe tinha mexido foi preciamente à 15 dias (colocação da 2ª fase do tratamento para a varroa) leva-me a pensão que fui eu que a matei sem querer o introduzir algum quadro.

    Saudações apicolas,
    Luis Moreira

    ResponderEliminar
  5. Eu ainda estou com alguma esperança que a nova rainha fecunde...
    Vamos lá ver!
    Agora vou-lhes dar descanso.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.