quarta-feira, 6 de abril de 2011

Um bom inicio de favo

Suponho que a maneira ideal de influenciar as abelhas a fazer um favo em determinado sitio será este sistema apresentado no blog BeeNatural: http://beenatural.wordpress.com/top-bar-hives/design/horizontal-starter/.
Não sei se alguém já o experimentou mas tem uma certa lógica, pois uma das coisas que devemos ter em conta ao cortar um favo, se queremos que as abelhas depois o continuem no mesmo quadro/travessa, é nunca o cortar completamente. Deixar sempre uma pequena porção do inicio do favo, pois certamente as abelhas vão continuar-lo a partir daí!

Após algumas experiências falhadas como esta de usar uma tira de cartão pincelada com cera no friso do quadro,
que resulta em as abelhas roerem o cartão todo mesmo apesar da cera, ou então a ideia de embeber um fio em cera e, ainda com a cera quente, cola-lo ao suporte,

que resulta também nas abelhas roerem aquilo tudo :-)), e mais algumas outras que até me envergonho contar aqui (como se estas duas não bastassem...), chego à conclusão que um bom inicio de favo pode ser alcançado através desta maneira de criar uma tira de cera, parecida com o que se fazia/faz nas colmeias Warré - http://www.dheaf.plus.com/warrebeekeeping/waxing_topbars.htm ):



1º molhar uma ripa de madeira que será usada para encostar à travessa onde queremos a tira de cera, e dar-lhe altura, de maneira a que a cera apenas cole à travessa e não à ripa.
2º despejar qb cera derretida (não aquecer em demasia)
3 º retirar a ripa que deverá sair facilmente sem cera colada


Nos casos onde não desejamos usar cera estampada, o uso de tiras de cera ajuda de alguma maneira a que as abelhas façam o favo em determinado sitio, embora apenas as influencie no inicio podendo às vezes haver surpresas principalmente ao nível da direcção, mas se o nosso objectivo for ter abelhas em favo natural penso que não devemos utilizar nenhum destes sistemas já que eles mesmo já condicionam o favo.
Esta é, por exemplo, uma boa maneira de obter cera pura de abelha, se tivermos atenção a não retirar favos que tenham estado na colmeia durante qualquer tipo de tratamento.



2 comentários:

  1. Olá Ricardo

    mas estas barras com "principio de favo" apenas tem utilidade para as "top bar hive" ?
    e como fazes a extracção desse mel? prensagem???

    abraços
    Pifano

    ResponderEliminar
  2. Olá Joaquim,
    eu estava a pensar não extrair o mel, cortar os favos em pedaços e meter em frascos que podiam ser ou não cheios de mel!
    A prensagem também era uma ideia mas não tenho prensa... LOL
    No ano passado, como o enxame tinha acabado de ser instalado na TBH apenas retirei um favo, mas este ano já tenho aquilo cheio de abelhas (até anteontem sem sinais de enxameação) e nem sem bem como fazer se os favos forem muitos...
    Mas não tenho medo porque de certeza que arranjo quem os queira comer! :-))
    Este ano já não vai é ter tanto Cardo >:(
    Os "agricultores" são terríveis...

    Abraço
    Ricardo

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.