terça-feira, 12 de abril de 2011

A deriva...

Trata-se certamente do problema da deriva de abelhas!
É sabido que as abelhas nem sempre acertam com a sua casa, principalmente se ela for idêntica a todas as outras à volta, em posição, forma e cor, e é por isso que as colmeias têm geralmente cores diferentes e algumas até com marcas/desenhos pintados.
Pode acontecer o mesmo às pessoas com o estacionamento do carro, se o parque de estacionamento for muito grande e não tiver as referências necessárias para encontrarmos o veiculo!
O problema da deriva também pode acontecer se a abelha em questão estiver de regresso de algum bar...

Neste caso não sei qual foi o problema... As colmeias até se distinguem bem, mas não sei porquê, a abelha assinalada na foto teimou em pousar na colmeia errada! Como é óbvio a colmeia certa era a verde à direita!



9 comentários:

  1. As minhas saudações apícolas!
    Tem absoluta razão. A deriva é em geral um problema universal e, especialmente no nosso país um problema particularmente grave, que nos arruinou.
    O problema, e é bom que tenhamos consciência disso, apenas poderá ser solucionado pelos apicultores ,uma vez que apenas eles sabem como solucionar a deriva. Mais do que nunca, a unidade entre todos os apicultores (sem excepção), é rigorosamente fundamental.
    Um universal abraço apícola.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  2. Fico com a sensação que não é bem de apicultura que o amigo Abelhasah está a falar...
    E a deriva será outra, o tal problema que nos arruinou...
    Para resolver o problema era necessário, antes de mais, que na agenda dos "apicultores" com poder estivesse efectivamente o objectivo de resolver o problema do todo, coisa a que eu acrescento muitas reticências...
    Os outros "apicultores", os que se sentem esmagados, apenas têm a ilusão de que também contam, e ainda bem que a têm, porque se algum dia essa ilusão desaparece não sei como será...
    Terrível palavra é um non!
    Demos graças também pelo entretenimento, o anestésico das massas...
    e ainda mais reticências...

    Um Abraço
    Ricardo

    ResponderEliminar
  3. É páh... por um momento cheguei a pensar
    que tinhas as abelhas marcadas e sabias exactamente quais pertenciam a cada colmeia... :-))))

    abraços
    Pifano

    ResponderEliminar
  4. Meu caro amigo!
    Também é da apicultura que falo.
    A deriva, tal como a deriva dos continentes, de facto passa um bocadinho ao lado e, quando digo que apenas poderá ser solucionado pelos apicultores, tavez exagere muito ligeiramente, mas é um facto que a apicultura é das poucas actividades que abrage os sectores primário, secundário e terciário. Também os seus produtos são tanto no sector primário como no secundário, aquilo que agora está tanto na moda chamar bens transacionáveis que podem e devem ser exportados. Além disso os nossos principais parceiros comerciais - os países europeus, são deficitários em produtos da colmeia e seus derivados. Por outro lado é uma actividade em que a matéria prima - as flores - está disponível na natureza e não é necessário um período muito longo de tempo para o seu processamento ( se compararmos com um sobreiro que só permite a desbóia ao fim de cerca de vinte e cinco anos).
    Portanto com um pouco de bom senso dos outros "apicultores" e um pouco de persuasão destes apicultores, pode de facto, esta ser a oportunidade que o sector necessita.
    Mas... temos de estar unidos e bem representados...
    Um abraço.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  5. Olá Abelhasah,
    Eu sou mais um "apicultor de fim de semana" mas não posso deixar de concordar com o que disse acerca da abrangência desta actividade e também das oportunidades que se apresentam a este sector.
    Nota-se, por exemplo, uma procura crescente de enxames, coisa que há uns tempos atrás não acontecia. Mas aí também depende da zona do país.
    Se não existisse a varroa então aí é que eu gostava de ver como seria a apicultura!
    Isso era um mundo diferente...

    ResponderEliminar
  6. Mas que abelha!

    Essa é muito feia!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Uma Páscoa muito feliz com muita saúde, muitas abelhas e SEM varroas.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  8. MEU CARO,
    Como tambem tenho o bichinho da apicultura, ainda que só de fim de semana vou remechendo todo o que posso neste campo na ancia de apreender algo mais.
    Notei tambem que uma das suas colmeia tem uma vertente de excepção, o mel produzido será tambem de extra qualidade, ser apicultor já é uma boa razão para existir, mas a isto se juntar o facto de ser verde é uma boa razão para ser feliz até à eternidade...
    (vou ficar a bascular este recanto)

    ResponderEliminar
  9. hehe
    Ainda hoje vi por lá esta lagartixa!
    Há sempre muitos lagartos e criaturas do género perto das colmeias neste local...
    Devem gostar da apicultura!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.