sábado, 10 de julho de 2010

Faça você mesmo - Escape de abelhas

Chegada a altura da cresta as abelhas vêem-se obrigadas, coitadas, a abandonar os quadros que decidirmos retirar das colmeias, e para isto pode-se proceder de várias maneiras.
Até agora eu ainda só me servi da vassoura para varrer as abelhas dos quadros mas sei que há muitos equipamentos e métodos para "desabelhar" as alças.
É claro que seja qual for o método é provável que acabe sempre por ir uma ou outra...
Ou então, temos tal à-vontade e desembaraço com as abelhas que acabamos por não dar muita importância ao assunto e damos-lhe um pouco mais de liberdade como um apicultor meu amigo:

Se lhes dermos algum tempo elas acabam por regressar a casa... :)

Este ano estou disposto a experimentar o uso do chamado escape (ou saída) de abelhas, ou escapa-abelhas para simplificar. Já tenho alguns um pouco exóticos que copiei das páginas do David Cushman e também tenho dos de plástico de 8 saídas que se encontram nas lojas da especialidade. Tenho bastante mais escapa-abelhas do que colmeias a crestar!
Com a excepção das saídas Porter, que utilizam uma espécie de mola para impedir a passagem de regresso às alças, os escapa-abelhas funcionam todos um pouco com o mesmo principio, que é o de disponibilizar às abelhas uma passagem (geralmente apertada) para a área do ninho abandonando as alças que queremos crestar, e ao mesmo tempo dificultar o seu regresso.
Estava eu exactamente nestes pensamentos quando me lembrei de uma maneira de fazer um escapa-abelhas usando uma caixa de CDs e algumas daquelas "ponteiras" cónicas que vêem com os tubos de silicone.


Como ando um pouco fraco de madeiras vi-me a obrigado a utilizar um resto de plástico para servir de prancheta suporte ao escapa-abelhas, mas podia-se aproveitar uma prancheta normal.
Não faço ideia se o facto de ser transparente poderá trazer alguma dificuldade !
Fixa-se à prancheta, com parafusos ou pregos, a base da caixa de CDs onde também se fez uma abertura coincidente com o buraco da prancheta.


Fazem-se furos na tampa da caixa de CDs, tantos quantas saídas quisermos que o escape tenha, neste caso optei por quatro mas podia-se pensar em mais ou menos saídas!


Com uma broca como a da foto as "ponteiras" (não conheço o nome técnico da coisa) encaixam perfeitamente e penso que nem precisarão de nenhum tipo de cola.



Fazem-se de seguida alguns furos com uma broca pequena (menos de 4mm), no centro da tampa para distrair as abelhas e leva-las a pensar que o caminho de regresso às alças será por ali. Não se pode fazer muita força no berbequim senão o plástico parte.
As "ponteiras" foram cortadas de maneira a ficarem com uma abertura de 8mm que penso que será suficiente para um zangão passar, mas caso haja problemas de engarrafamento é muito fácil abrir a caixa de CDs e resolver.



Vista inferior


Vista superior, que é onde vão assentar as alças de mel!

Ainda não foi acabado (e será que o vai ser a tempo?) devido à falta de material, como referi em cima, mas o que falta é fazer uma moldura de madeira para a prancheta, com as medidas das colmeias que utilizarmos, de maneira a não deixar grandes espaços entre o escape e a alça de mel porque depois das abelhas a abandonarem há algum risco de pilhagem se uma abelha vizinha tiver acesso aos quadros. Também é importante adicionar algum espaço à colmeia, debaixo do escapa-abelhas, e isso pode ser feito mesmo no escape ou então usar uma meia alça ou algo do género, para não sobrelotar o ninho ou espaço debaixo do escapa-abelhas.




Será que resulta?


8 comentários:

  1. lololol extremamente engenhoso, até dá vontade de rir devido a sua simplicidade, avias de ter postado à 15 dias, pois mandei montes de caixas de CD`s para o ecoponto, mas uma coisa é certa, vou experimentar :)

    Abraço
    Ferradela

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mário!
    A minha dúvida é se o espaço (volume) da caixa de CDs não será demasiado grande.
    Pode ser que não!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá Ricardo
    Depois de ver e ler as fotos, tenho a sensação de agradável surpresa realmente é mesmo engenhoso, 8 saidas ainda há de ser melhor, Normalmente quando se faz a cresta: a postura da rainha já está numa fase descendente e portanto a população começa a diminuir pelo que acho que se tirares por exemplo 2 ou 3 meias alças para compensar esse espaço podes deixar apenas 1 meia alça vazia ou com mel ainda por opercular, pois se lá deixares muito espaço livre quase de certeza que mais tarde antes de entrares no Inverno tens que o tirar. Raramente uso o escape abelhas pois exige, mais deslocações, material extra e esforço fisico no andar a retirar alças e pôr alças cheias e as minhas costas não aguentam tanto acho que já ando a abusar... Quando vou para a cresta, já sei que vou para o "maranhal" e então aquilo é tirar as alças e levá-las para o carro quase sempre no meio de uma tempestade de abelhas mas faz-se. Cá estarei para ver o resultado final, aguardo curioso. Continua!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Sérgio!
    Eu nem tenho grande necessidade de utilizar escapa-abelhas porque, pelo que estive a ver hoje, não há lá muitos quadros para tirar, fruto das abelhas trabalharem sozinhas e ainda por cima com o abelheiro a atrapalhar!
    Mas sou capaz de utilizar alguns, mais para ficar com a experiência e também porque sempre será menos confusão do que varre-las.

    Um ano que prometia tanto... e afinal...
    Tenho a impressão que por esta altura, no ano passado, a quantidade de criação nas colmeias era maior e mesmo os zangãos parece-me que, por aqui, estão a ser expulsos mais cedo que no ano passado!!

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá Ricardo,

    Parabens pelo invento que me parece ser bastante engenhoso.
    Ficam uma dúvida e uma advertência:
    A dúvida: Será que por teres usado acrílico as abelhas vejam a luz (vinda da entrada da colmeia) e tentem sair através da própria prancheta, não encontrando os orificios de saida?
    ...como acontece quando estão dentro de casa e haja uma janela...
    Advertência: Quando o usares mantêm-te por perto e vai monitorizando, pode haver qq problema (as abelhas não consigam sair) e ficam enclausuradas num espaço quente e sem qq ventilação nestes dias de muito calor e...
    De qq forma eu creio que vai funcionar, parece tudo correcto, salvo a luz que passa através do acrílico... fico a aguardar os resultados!

    é esta a apicultura com que sempre "sonhei", uma apicultura em que todos pudessem partilhar experiências e conhecimentos e todos beneficiassemos com isso, o segredo nunca foi a alma do negócio...
    Obrigado Ricardo

    JPifano

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Realmente essa duvida é pertinente e eu preferia não ter utilizado o acrílico mas era o que tinha à mão.
    Apesar de ser eu a construir quase todo o meu material ultimamente tem-me dado a preguiça de ir buscar platex ou contraplacado também por razões de logística.

    Se tiver tempo ainda corrijo isso!
    Se não, a esperança é que elas se guiem mais pelo cheiro do que pela vista!
    Um Abraço

    ResponderEliminar
  7. olá amigo Ricardo realmente é engenhosa a idéia mas para mim fazer crestas com muito calor carrear caixas cheias de mel para o carro ,já é trabalho que chegue, quanto mais ter que esperar que as nossas amigas abelhas deixem as alças do mel . O meu método , e garanto-lhe que é o melhor para chegar a casa sem abelhas é fazer o percurso ou parte dele com as portas da carrinha abertas pois com o balançar da viatura as abelhas acabam por abandonar as alças , experimente e depois diga alguma coisa .

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Esse foi o método que usou o meu amigo na primeira foto desta mensagem! :)
    No meu caso as alças são levadas para menos de 1 km e por isso as abelhas não teriam muito tempo para sair, mas acho que a ideia é engraçada!

    Um Abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.