sábado, 21 de julho de 2012

A Saga das Ameixas

...que era para ser a Saga das Ameixas, do Gengibre, e do Caroço de Pêssego, mas isso dava um nome demasiado comprido e com pouco potencial no mercado, e por isso ficou só assim - A Saga das Ameixas! - até porque o Abacaxi estava esgotado.
Porquê ameixas? - perguntará o caro leitor, desconfiado... E porque não?


 

Este ano decidi-me por uma nova abordagem a este assunto do Hidromel, simplificando, e adoptando uma maxima que muitos aplicam às abelhas, que é aquela de que o que elas querem é desprezo. Assim que foram misturados os ingredientes: mel, água, 1 colher de gengibre, e num dos garrafões cascas de ameixa vermelha madura, decidi, passados uns dias, colocar os "Air-locks" (deve haver um nome em português para isto mas não estou a ver), neste caso dois recipientes que serviam para palitos, e a partir daí colocar um pano preto em cima do assunto e perturbar o menos possível durante uns tempos, pelo menos até parar a fermentação.
Os garrafões foram colocados numa sala em que a temperatura é mais ou menos constante. 

 
O objectivo principal era Hidromel, fosse seco ou "molhado" (doce), com o maior grau de álcool possível, mas já me contentava se o resultado fosse Vinagre, cujo nome também merece ser escrito com letra maiúscula. Se os mostos não fermentarem devidamente, é muito provável que nem sequer o Vinagre se consiga obter.
A saga das Ameixas

3 comentários:

  1. Aguarda-se por novos capítulos com ansiedade. Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Boas

    Agradecia se possivel o resto da receita do hidromel

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Não há resto! A receita é mais ou menos a que aparece no texto, foi tudo feito um bocado a olho, e ainda não há resultados concretos.
    Mais uns meses e já se vê!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.