segunda-feira, 18 de junho de 2012

Não faça você mesmo - conjunto de réguas dentadas


A ferramenta que se vê na foto acima não é efectivamente, por muito que o pareça, um instrumento de tortura da inquisição espanhola.
Trata-se de um conjunto de 3 réguas de espaçamento de quadros, de diferentes medidas, pregadas à pressa num pedaço de madeira, e cujo objectivo é espaçar os quadros das abelhas conforme for conveniente ao apicultor, dispensando assim a aquisição das réguas.
Com todas as implicações que poderia ter, pareceu-me na altura uma boa ideia, suficientemente boa para perder tempo com ela.
Para além de se poupar em material, às vezes pode dar jeito que a alça ou meia alça não tenha estas réguas, por exemplo, assim é muito fácil uma alça passar a ser de 8 em vez de 9 quadros. As desvantagens também serão muitas, se calhar ainda mais que as vantagens...
O resultado da ideia: nunca utilizei o apetrecho a não ser para tirar estas fotos! 
Nos ninhos de 10 quadros ou nos núcleos utilizo sempre as réguas mas geralmente, nas alças onde não tenho estas réguas, acabo por espaçar os quadros a olho, conforme quero que sejam alças de 9 ou de 8 quadros.

Não faça você mesmo!

5 comentários:

  1. desde já lhe dou os parabens pela idéia embora não vá ser um utensilio de primeira importancia é uma boa idéia .


    Adelino Ramos

    ResponderEliminar
  2. Obrigado!
    Mas geralmente eu espaço os quadros das alças a "olhómetro"!
    Para não ser mais uma tralha a carregar para o apiário acaba por ficar por lá, debaixo de uma colmeia!
    Pode ser que um dia ainda dê jeito.

    ResponderEliminar
  3. Grande imaginação,parabéns!! Embora já existam utencilios do genero, não são tão versateis, e este é facil de se fazer.
    Posso perguntar o porquê de querer ter umas alças com 8 e outras com 9 quadros? qual o objetivo ou qual a forma pratica do efeito? As minhas sãop todas de 8.

    ResponderEliminar
  4. Boa pergunta!!
    Nem sei muito bem se sei responder...
    Como não costumo usar excluidora a rainha acaba sempre por ir pôr nas alças e, nessa situação, principalmente na 1ªa alça, tenho tendência a usar 9 ou até 10 quadros, mesmo não sabendo se se justifica. É mais por intuição do que outra coisa qualquer... e por acreditar que é um espaçamento mais adequado a criação, mas talvez vá dar ao mesmo, não sei, nunca usei 8 quadros imediatamente na 1ª alça!!
    Só este ano é que tenho usado 8 quadros em algumas alças e realmente também concordo que será o ideal!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.