domingo, 18 de setembro de 2011

É um trabalho duro, mas alguém tem que o fazer

7 comentários:

  1. Duro???
    Não conheço nenhum apicultor português com essa logística.
    É tudo feito à força de braços. Bem sei que a dimensão das explorações é muito diferente. Nós manipulamos algumas dezenas ou centenas de colmeias, contando-se pelos dedos os apicultores que manipulam mais de um milhar delas. Eles andam nas dezenas e centenas de milhar!
    Um abraço.
    Abelhasah

    ResponderEliminar
  2. Concordo, mas para além do trabalho do apicultor eu referia-me também ao trabalho de polinização que as abelhas fazem!
    Penso que há uma provincia Chinesa, e não sei se haverá mais lugares onde isto acontece, onde a polinização tem que ser feita à mão pelo homem, devido à falta de insectos polinizadores!
    E é pena cá em Portugal não se acreditar mais neste tipo de serviço feito pelos apicultores e pelas abelhas, não vivemos no mundo dos apicultores que aparecem no video, mas de certeza que por cá também há essa necessidade, não?
    No video, estranho já haver tanta flor nos pomares e estarem só agora a instalar as abelhas!?!

    ResponderEliminar
  3. "...à mão pelo homem"
    Claro que, se fosse pela abelha, era à pata!
    :-)

    ResponderEliminar
  4. Os gajos atrasaram-se um pouco..é que as árvores estavam a começar a flor.
    Cá a dimensão não deixa, tal como as nossas abelhas não permitem isto, pois além de brutas dos queixos só trabalham quando acham que faz falta.

    abelhasdoagreste

    ResponderEliminar
  5. Em algumas zonas do país, em estufas, o trabalho das abelhas é necessário e penso que razoavelmente remunerado. No entanto nesta situação as abelhas sofrem muito, tentado sair das estufas para forragear, morrem aos milhares ao chocarem repetidas vezes com as paredes envidraçadas destas. De tal forma que uma colmeia populosa não se deve manter nesta situação por mais que 10 a 12 dias, mesmo assim com quebras enormes.
    Um abraço.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  6. "...brutas dos queixos"
    hehe

    Eu não percebo grande coisa de pomares mas penso que não é necessário serem de muito grandes dimensões para que haja necessidade das nossas abelhas. É natural que para cima de determinadas dimensões não haja insectos polinizadores na natureza circundante, suficientes ou em numero apropriado, para uma boa polinização do numero extraordinário de flores. A menos que haja algum apiário na vizinhança!
    Pelo que tenho lido, mesmo em situações em que há uma boa presença de insectos polinizadores, 2 colmeias (em condições adequadas) por hectare não faziam mal nenhum.
    Para alem de que, no caso nas macieiras, penso eu, a polinização tem que ser entre árvores de variedades diferentes, o que acentua a necessidade dos insectos.
    É claro que nem sempre as abelhas são uma presença agradável para alguns agricultores, e os insecticidas usados nos campos são um risco acrescido...
    A questão é se será isto tudo, no nosso caso, economicamente viável, e aí sim a nossa dimensão será um impedimento...

    Uma coisa engraçada que li em relação às estufas, não sei se é verdade, é que no caso dos abelhões que também são usados, eles não têm essa característica de irem contra as paredes da estufa!!
    É um bocado estranho!!!

    Abraço
    Ricardo

    ResponderEliminar
  7. Boa Noite!

    Lembrei-me, a propósito da polinização em grande escala, do CCD ou SDC, pesticidas , tratamentos agressivos, selecção de raínhas e da problemática em torno destes assuntos, de um livro relativamente recente que li há pouco tempo (escrito em 2008 e publicado em 2009 pela Guardianbooks) e que se intitula "A World Without Bees" de Alison Benjamin e Brian McCallum que achei extremamente interessante e que recomendo vivamente. Algumas informações são deveras inquietantes.
    Um abraço.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.