terça-feira, 12 de julho de 2011

Faça você mesmo: meia alça com cão

Estive a rever algumas fotos tiradas no ano passado e encontrei esta sequencia de imagens, sem palavras, e com um final um pouco... digamos... estupido!




















7 comentários:

  1. As minhas saudações apícolas!
    Com esse equipamento profissional...
    Esse sistema de montagem à meia madeira parece-me muito mais fácil e rápido do que com malhetes. As únicas caixas que fiz até hoje foi com malhetes em cauda de andorinha abertos a serrote e formão! É uma trabalheira enorme.
    Os rebaixos foram feitos com uma topia? Eu tinha uma pequena fresadora manual de amador e com e esforço a que a submeti (algumas caixas foram feitas em madeira de carvalho negral) acabaram por se ir partindo os apoios e já não é fiável. Não sei usar a topia.
    Sempre tive a ideia (se calhar errada) que este tipo de união empenava e apodrecia mais que os malhetes.
    A caixa foi tratada com cêra natural?
    Porque não aplicá-la também por dentro?
    Cão? Curioso, parece-me mais uma cadela. Tem um ar bem simpático.
    Um abraço.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Fantastico, Abelhasah, como é que sabe que é uma cadela!??
    É que é mesmo uma cadela!! :-)

    O equipamento não é assim tão profissional!
    É apenas uma serra circular manual das mais baratas e uma Plaina, que é com que faço os rebaixos, que custou apenas 19 Euros (já está a precisar de reforma)!
    Também fiz uma vez uma com malhetes desses mas ficou-me a lição para nunca mais, isso só com maquinaria mais avançada!
    A topia dava muito jeito mas também não tenho, dá para desenrascar de outras maneiras.
    Em relação ao tratamento da madeira foi apenas para experimentar, trata-se de óleo de linhaça (puro, sem secantes) misturado com cera de abelha, e o ideal também acho que era mergulhar a tábua toda, mas para isso convinha arranjar um recipiente mais adequado, aquilo é uma travessa de cozinha...
    Havia um video no youtube, nunca mais o encontrei, de um individuo que tratava assim todas as suas alças, penso que ficavam cerca de 10 minutos a ferver! A minha ideia era um dia fazer algo do género para ver se assim a madeira resiste melhor à passagem do tempo.
    É uma questão de arranjar material mais adequado para ferver o óleo/cera!

    Um Abraço
    Ricardo

    ResponderEliminar
  3. Boas
    Belas fotos
    Sou novato na apicultura e gostaria de saber onde posso conseguir as medidas das colmeias lusitanas (ninho, fundo e meias alças) para poder fazer algumas e iniciar-me na actividade. Porque alem de gostar de apicultura também gosto de carpintaria. Obrigado
    Pedro

    ResponderEliminar
  4. Olá, Pedro!
    A medida interior das caixas em questão, quer sejam ninhos ou alças, é de 38cm, de comprimento e largura, a medida exterior depende pois da espessura da tábua (costuma ser cerca de 2,5cm).
    Tenho feito os ninhos com 31cm de altura, penso que será essa a medida 'oficial', a da meia alça penso que é de 16cm, contudo já me têm aparecido quadros de medidas ligeiramente diferentes, e às vezes basta uns milimetros para as coisas não ficarem tão perfeitas. Penso que tenho algumas meias alças que construí com 16,5cm...
    Em relação aos fundos as medidas têm que respeitar as das caixas, e alguns têm alguma inclinação da traseira para a frente (entrada) da colmeia. Não sei se há uma medida oficial para a área da entrada, eu tenho de várias medidas, mas uma altura de entrada que sempre me pareceu boa é de 1,5cm. penso que a altura das réguas reguladoras de entrada é de 2cm, mas não tenho a certeza e talvez, também aí, haja diferenças entre construtores.
    Convém que seja tudo o mais compativel possivel com o material e acessórios que há à venda, por isso nada melhor do que fazer as nossas construções observando o material que há à venda.
    Alguém me corrija, por favor, se não forem estas as medidas certas!
    Abraço
    Ricardo

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela rápida resposta e pela ajuda.
    Pedro

    ResponderEliminar
  6. Olá Ricardo,

    Prazer em conhecer o teu canto feliz pela tua estrondosa faceta de apicultor.
    Um sonho que tenho de ver tirar o mel...afinal Tenho um amigo bem perto que me poderá, quiçá atender a este sonho! ;)
    Beijinhos e Parabéns

    ResponderEliminar
  7. Olá, Maria Paula!
    Este ano já não tiro mais mel, mas um dia destes falamos...
    Até ao ano ainda há muito tempo!!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.