segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ele há coincidências!

O Mel resultante da 1ª cresta deste ano é de uma cor parecida
com a de um 'Néctar' escocês de 12 anos, de marca bastante conhecida.
Esperemos que isso não crie confusões...

4 comentários:

  1. Não sei!!
    É que o néctar da direita, depois de fermentado e destilado e depois de ser colocado em barril de carvalho a envelhecer durante uns anos (se conseguirmos resistir à tentação), fica com a cor do néctar da esquerda, mas com um aromazinho final a mel!
    Em alternativa, se não resistirmos à tentação, sempre podemos recorrer ao envelhecimento acelerado, tipo "solera" com madeira de carvalho, e ao fim de um ano já nos podemos deliciar com o verdadeiro néctar dos deuses.
    Um abraço.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  2. Eu sou pouco dado ao 'néctar' escocês, gosto mais do néctar português das encostas do Douro! :-)
    Esse de que o Abelhasah fala, não sei porquê, também me abre o apetite!
    Temos que tratar disso um dia...

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Também não sou apreciador de "néctar" escocês e prefiro de longe os néctares generosos do Douro, onde incluo a casta moscatel.
    Há cerca de dois anos um confrade deu-me umas garrafinhas. Uma de hidromel seco com 14º, outra de destilado com 45º e uma terceira de destilado envelhecido em carvalho que ele chama conhaque. Já marcharam todas em grande velocidade pelo que fiquei com muita vontade de tentar a experiência.
    Ele usa um pequeno alambique de serpentina. Não percebo nada de alambiques. Há vários tipos, consoante o que se pretende e sugeriram-me em vez do tradicional de serpentina, uma alquitarra.
    Não faço ideia de como escolher. Aceito sugestões.
    Um abraço.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente eu além de não perceber nada de hidromeis nem de aguardentes, também não percebo nada de alambiques nem de alquitarras! :-)
    Eu penso que o alambique e a alquitarra vai dar quase ao mesmo, a alquitarra talvez seja mais simples, e talvez também mais barata, pelo menos sempre é menos cobre.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.