sexta-feira, 17 de junho de 2011

À espera da melada

Nós por cá esperamos ansiosos a melada dos carvalhos!
O plano é retirar o mel existente nas colmeias, escolher as colmeias mais fortes e dar-lhes quadros puxados limpos, e depois esperar para ver.
Não sei bem que condições são as favoráveis à ocorrência da melada nestas árvores, neste caso o Carvalho Negral, mas aquilo que dizem de serem os afídeos a provocar a melada nem sempre é regra. Já no ano passado por esta altura se viam estas criaturas com toda a companhia de formigas que a sua presença implica e, melada nos carvalhos onde isto se verificou, só lá para Agosto, quando as bolotas estavam já feitas! Curiosamente em alguns carvalhos é um pouco mais cedo, em Julho, com as bolotas ainda por formar!?




Vamos ver o que nos reserva este ano...

5 comentários:

  1. As minhas saudações apícolas|
    Não percebo nada de meladas, porque onde tenho a maior parte das minhas colmeias é coisa que não existe, mas tenho ideia que não depende só dos pulgões, mas também das reservas de água no solo (que este ano devem ser boas) e principalmente da humidade atmosférica. Parece que em dias secos , mesmo com pulgões não há melada ou esta é muito reduzida , apenas se processando bem em dias húmidos.
    Também tinha ideia que as bolotas do carvalho negral amadureciam lá mais para o Outono (pelo menos na região de Penamacor). Também não sei se só dão uma camada de bolotas ou se, como o sobreiro dá mais do que uma ( o sobreiro dá (quando dá) a primeira camada pelo S. Miguel, uma segunda camada pelo S. Martinho e uma terceira camada em Janeiro, sendo as melhores para reprodução as de Novembro).
    Se houver uns nevoeiros matinais poderá ser um bom ano de melada.
    Boa sorte.
    Um abraço.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  2. Voltei outra vez!
    Não tem nada que ver com o assunto, é sobre cola para esferovite/poliuretano. Compro em embalagens (baldinhos) de 1Kg numa grande superfície (AKI)
    por cerca de 5 euros . A marca é "decor CEYS" para polestireno expandido (claro fabricada em Espanha).
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  3. Olá Abelhasah,
    É engraçado falar disso dos nevoeiros matinais porque no ano passado lembro-me de ver isso durante a altura da melada!!
    Ainda por cima existe um ribeiro perto das abelhas o que imagino que faça com que haja mais neblina!
    Nesta zona os sobreiros são muito raros e estes carvalhos, penso eu, só dão uma vez. Em Agosto já existem bolotas mais penso que ainda não estão maduras (não sei bem quando o estão...), mas é nessa altura que me parece que acontece haver mais melada. A situação a que me refiro da melada em Julho, encontrei-a apenas num carvalho onde as bolotas ainda nem sequer se destinguiam bem, mas viam-se muitas abelhas. Vou reparar este ano se acontece o mesmo!
    Parece-me um bom preço, o da cola!
    Abraço
    Ricardo

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Reli o post e surgiu-me uma dúvida:
    Supondo que o tratamento para o varroa foi efectuado em Fevereiro/Março, as colmeias mais fortes, onde supostamente o varroa estará mais feliz, vão continuar em produção para a melada até fins de Agosto. Assim o tratamento só será efectuado em Setembro. Aguentam até lá?
    Antes do varroa eu fazia a cresta tarde em Agosto e em alguns anos fazia uma pequena cresta em fins de Outubro em que obtinha algum mel com predominância de tágueda. Depois do varroa, prolongo os tratamenos desde Julho até Setembro e com o timol, em Outubro ainda "cheiram", pelo que acabei com o mel de tágueda.
    O advogado do diabo.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  5. Essa é efectivamente a questão mais importante, e a duvida que eu também tenho!
    No ano passado achei que devia tratar as colmeias no inicio de Agosto, logo após a cresta, este ano tenho a esperança de poder adiar um pouco porque, em comparação, parece-me que a situação está melhor que no ano passado.
    Mas ainda é cedo para essa conclusão, parece-me que esta será uma altura critica pois agora vai diminuindo a criação de zangãos e por isso acredito que o problema da varroa se acentue a partir daqui. Mas não estou muito seguro dasta minha observação.
    Em alguma colmeias nota-se já a expulsão de zangãos. No ano passado, não sei se por esta altura, lembro-me de ver um mar de zangãos no chão à frente de uma das colmeias!?!!
    Aqui nas redondezas, as poucas pessoas que conheço tratam as colmeias em Setembro, independentemente do seu estado...
    Para além disso podemos sempre fortalecer colmeias artificialmente, com as forrageiras de uma outra, e talvez não seja má ideia usar meias alças, cujo volume é mais pequeno...

    Agradeço o comentário ao advogado do diabo!
    "Deus é bom,
    mas o Diabo também não é mau..."
    (Ainda não consegui descobrir se esta expressão é de origem popular ou se pelo contrário foi o Fernando Pessoa que a criou na pessoa do Bernardo Soares, o ajudante de Guarda-livros da rua dos Douradores...)

    Abraço
    Ricardo

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.