terça-feira, 24 de agosto de 2010

Uma boa surpresa

Olhando para a imagem o titulo desta mensagem até podia ser David e Golias, mas não se trata disso, acreditem os meus amigos que o enxame no núcleo que se vê à esquerda na foto, junto ao destemido apicultor, já vem desde Março a tentar substituir a rainha e só agora foi bem sucedido!
Se não estou enganado recordo-me de em já em Março (talvez fins de Fevereiro) haver sinais de tentativa de substituição da rainha, e cheguei mesmo a vê-la um dia, tinha as asas um pouco ratadas. O tempo foi passando e as esfarrapadas desculpas de apicultores que por ali pasmam, sem fazer nada, lá foram deixando as abelhas entregues a si mesmas, nunca com sinais de zanganeiras, mas sem postura.
Uma coisa curiosa é que as abelhas puxavam umas poucas células reais que até desenvolviam e eram seladas, mas o que nascia delas não faço ideia! A única hipótese que me lembro é que a rainha que já não conseguisse fecundar os ovos que colocava nessas células reais.

Isto continuou até um dia em que a colmeia, nessa altura de três alças mas muito poucas abelhas, foi aberta e tinha já alguns labirintos feitos pela traça, e decidiu-se finalmente fazer alguma coisa. Para alguns talvez fosse melhor solução varrer as abelhas para fora da colmeia mas o Sr Armindo, como só tem mais duas colmeias para além deste núcleo, concordou em retirar um quadro com criação apropriada (forretas!!) de uma das outras para vermos o que elas faziam. Os quadros que apresentavam sinais de traça foram retirados, e o que antes habitava em três alças, acomodou-se até um pouco à larga num núcleo de 5 quadros, um destes o tal retirado da outra colmeia.
Demos tempo ao tempo e na seguinte visita, havia no quadro inserido uma célula de rainha já vazia mas ainda nenhuma postura, ou melhor, umas poucas células no centro do quadro com zangãos selados, dispostas um pouco aleatoriamente, e aí pensei que já não havia grande hipótese...

Quando hoje abrimos o núcleo, já com a ideia de despejar para fora as poucas abelhas que tinha, deparamos com apenas 2 quadros fortes, um único com postura de rainha, onde já havia até algumas células seladas! Ficamos muito contentes!!
Em algumas células havia dois ovos em vez de um, o que também dizem que pode ser sinal de rainha que começou a pôr há pouco tempo, já que neste caso não não podia ser por falta de espaço, espaço há bastante naquele núcleo...


Pouco tempo depois lá apareceu ela!

Apesar de ter visto anteriormente algumas células de zangão, e agora não me lembro da diferença de dias entre estes dois eventos, a rainha foi fecundada e começou a pôr e parece-me que o pequeno enxame a acolheu bem pondo de parte a potencial postura de obreira que a ser, estaria muito no inicio!
O problema é que a média de idades das obreiras deste enxame não deve ser famosa e isso implica um desenvolvimento muito lento e se pensarmos no desafio do inverno que aí vem...
Dava-lhe jeito uma ajudinha!

Até agora só ainda vi duas situações de enxames zanganeiros com poedeiras ou em risco de terem poedeiras e o curioso é que em ambas observei umas obreiras um pouco diferentes do normal que estou convencido, na minha ideia de abelheiro, serem as famigeradas obreiras poedeiras!
Quando procurava a rainha, saltou-me aos olhos uma abelha obreira que se destacava das outras por ser um bocado mais gorda e não se notarem tanto as riscas claras do abdómen, pelo que tinha um aspecto mais escuro. Pelo menos foi o que me pareceu!
Na foto não se vê bem a abelha em questão, de tal maneira que nem eu sei dizer se terá sido mesmo essa a abelha que vi, mas ao vivo distinguia-se claramente das outras obreiras, mais gordinha e com as riscas menos visíveis!
Estas coisas são sempre assim, ainda há pouco tempo consegui apanhar claramente uma abelha com a cera a sair debaixo das "escamas" do ventre e aí nem sequer tinha a maquina comigo!

Não sei até que ponto é possível (ou não é) a convivência da uma rainha com obreiras poedeiras, mas se esta que vi era uma poedeira, então estavam as duas presentes!
Tinha uma outra foto, da suposta poedeira da outra situação de zanganeira que vivi, que nesse caso foi encontrada morta após ter juntado as abelhas a um outro enxame que tinha rainha, mas tenho dificuldade em encontra-la entre a tralha toda que tenho no meu disco rígido...
É que a abelha, por ser preguiçosa, torna-se desarrumada!

4 comentários:

  1. Ricardo, o seu amigo Sr. armindo, usa sempre aquele equipamento?

    É que eu, se abrir as minhas assim, arrependo-me quase de certeza...

    E ainda há quem diga que as iberiensis são más, eh, eh

    Um abraço

    João

    ResponderEliminar
  2. Boas João!
    Realmente ele usa este equipamento algumas vezes, mas nesta altura do ano nem é muito habitual! :)
    Em relação ao núcleo aberto não havia grande problema porque está bastante fraco, mas as outras colmeias...

    Eu tenho impressão que ao fim da tarde é mais perigoso...
    Já me ri muitas vezes com ele!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Viva Ricardo,
    Achei muito curioso o teu documentário, apenas duvido da identificção da obreira poedeira, não sei se é possivel, morfologicamente, fazer a distinção...
    E o teu amigo?
    o "rei ir nu" ainda é possível, mas um apicultor ???!!!
    Abraços
    Pifano

    ResponderEliminar
  4. Olá Joaquim!
    Ainda por cima tive o azar de não ter conseguido uma foto decente dessa abelha que vi...
    Apenas me lembrei que poderia ser poedeira porque esta abelha era diferente das outras todas, mas se calhar será por outra razão qualquer.
    Mas não foi só a mim que me pareceu, o meu amigo pouco vestido para a ocasião, o Sr Armindo, também concordou que era diferente quando lha apontei!

    Um abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.