domingo, 4 de abril de 2010

Febre de enxameação

Anda por aí a febre de enxameação e eu já tratei de colocar estrategicamente algumas caixas para ver se tenho sorte e aparece lá algum enxame.
Pelo que vejo na minha zona, e se for verdade que um enxame pode abandonar a sua casa nos dias seguintes à selagem da primeira célula real, então ainda devem faltar alguns dias , senão semanas, até se começar a ouvir falar de enxames. Mas como é óbvio não se pode ter isto como uma certeza porque cada exame, mesmo em clima e floração idênticos, está sujeito a muitas condições diferentes que influenciam se vai enxamear e quando, ou então se para já não o vai fazer.

















Pelo menos uma das minhas colmeias vai enxamear de certeza, já que eu não consegui contrariar-lhe o sentido. É muito difícil chegar a uma colmeia carregada com quadros onde há criação, e encontrar a rainha... Ainda por cima sem estar marcada!
De vez em quando lá vislumbrava uma "abelha" maior que o normal e arregalava os olhos, mas não, era um zangão!


Voltando à pesca (ou será caça!?) de enxames, é uma coisa que qualquer pessoa pode fazer, no quintal, no campo, e até na cidade, porque lá também vivem abelhas.
É só arranjar qualquer tipo de recipiente que lhes possa servir de abrigo e, para ser ideal, pedir a algum apicultor um favo com cera velha onde já tenham vivido abelhas!
Pode-se também, de vez em quando, esfregar Erva Cidreira ou Lúcia-lima, nas paredes desse recipiente, ou usar umas pomadas milagrosas que há à venda para o efeito.
Depois é esperar que elas lá entrem, o que, por incrível que pareça, pode muito bem acontecer!
Caso aparecem abelhas, depois vem a obrigação de tratar delas e nos certificar-mos que elas vivem sem fome e com saúde. Elas depois retribuem!

Há gostos para tudo, uns acham que devem pendurar as caixas em sítios com alguma altura, atadas a uma árvore, por exemplo, outros acham que estão melhor mesmo é no chão ou em cima de alguma pedra! Uns colocam-as junto a apiários, outros num sitio qualquer, desde que haja aí passagem de abelhas e seja um sitio com bastante sol e protegido do frio. Há ainda outros que acham que isto tudo é um terrível desperdício de tempo e trabalho, porque consideram que é bem mais fácil fazer os enxames, até porque muitas vezes a qualidade das rainhas destes enxames não é a desejada.
E há sempre o risco de se acolher alguma doença contagiosa (para as abelhas, claro) juntamente com o enxame.
Caso se utilize uma colmeia a sério para atrair o enxame, há também o risco de, em vez de ganhar abelhas, ficar sem a colmeia, já que pesam pouco!
Para já, eu sou dos que gostam de empoleirar as coisas em árvores e aceito de bom grado algum enxame que apareça porque ainda tenho alguma dificuldade em cria-los.
De qualquer maneira, apanhar um enxame é sempre uma experiência espectacular!
No ano passado, quando nunca tinha apanhado nenhum e a minha convivência com as abelhas era pouca, disseram-me que até com as mãos nuas se podiam apanhar...
Talvez haja quem o faça, mas no meu caso depressa aprendi a lição e resolvi que era melhor utilizar um pauzito ou algo do género para ajudar a encaminhar as abelhas!!



De certeza que há muita gente com o vício de apanhar enxames!

4 comentários:

  1. Caro amigo Ricardo,

    Antes de mais: MUITOS PARABÉNS !!! Pela criação de mais um espaço apícola na net, que pelas primeiras impressões me parece bastante agradável.
    Um grande Abraço e Bom Trabalho

    JPifano

    ResponderEliminar
  2. Caro colega,
    Parabéns pela página.
    No ano passado apanhei um enxame que é o mais dócil que tenho no meu apiário, além disso encontra-se no bom caminho para produzir mel, bem é um encanto.

    Ferrão

    ResponderEliminar
  3. Este ano ainda não ouvi notícia de nenhum, mas já anda sempre um núcleo na mala do carro não vá aparecer um pelo caminho!
    :)

    ResponderEliminar
  4. Caro colega,
    Eu sofro da mesma doença, só que uso em vez do núcleo uma caixa de cartão na malado carro, mas até hoje não tive sorte.

    Ferrão

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.